Home > Yoga Facial: Origem e Técnicas

Yoga Facial: Origem e Técnicas

O yoga facial é uma prática que envolve exercícios faciais destinados a tonificar, relaxar e rejuvenescer os músculos do rosto. Assim, enquanto o yoga tradicional se concentra no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito, o yoga facial visa promover o bem-estar e a saúde da pele e da musculatura facial.

O yoga facial ganhou popularidade recentemente. Contudo, a ideia de exercícios faciais e técnicas para melhorar a aparência e a saúde do rosto remonta a várias culturas antigas, nomeadamente a indiana e a chinesa. No entanto, a prática do yoga facial como a conhecemos hoje tem as suas raízes mais recentes na massagem facial.

Além disso, o yoga facial moderno envolve uma série de movimentos e exercícios destinados a fortalecer e a relaxar os músculos faciais. Por conseguinte, os seus adeptos alegam que melhora a circulação sanguínea e aumenta a elasticidade da pele. Esses exercícios são frequentemente combinados com técnicas de respiração para promover um relaxamento mais profundo e uma sensação geral de bem-estar.

As origens do yoga facial

Não existe um fundador ou uma altura específica para a origem exata do yoga facial moderno. Aliás, a sua popularidade crescente está em sintonia com o interesse cada vez maior pelas práticas holísticas de bem-estar e autocuidado. Nos últimos anos, o yoga facial foi adotado por muitas pessoas que procuram alternativas naturais. Assim, pretende-se ajudar a manter a saúde e a vitalidade da pele, além de complementar outras práticas de cuidados com o corpo e a mente: como as técnicas de haṭhayoga.

Face yoga funciona no rosto

A eficácia do face yoga pode variar de pessoa para pessoa. Os resultados podem não ser tão animadores ou imediatos como alguns tratamentos cosméticos mais invasivos. No entanto, muitas pessoas acreditam nos benefícios positivos ao praticar regularmente o face yoga, incluindo:

  • Tonificação muscular: assim como o exercício físico pode fortalecer e tonificar os músculos do corpo, os exercícios faciais do face yoga podem ajudar a tonificar e a fortalecer os músculos faciais. Além disso, potencialmente reduzem a flacidez e melhoram a definição facial.
  • Melhoria da circulação sanguínea: os movimentos e massagens faciais do face yoga podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea no rosto.
  • Redução de rugas e linhas de expressão: embora os resultados possam variar, algumas pessoas acreditam existir uma redução na aparência de rugas e linhas finas após praticar o face yoga regularmente. Aliás, isso pode ocorrer devido à tonificação muscular e à melhoria da circulação sanguínea.
  • Relaxamento e redução do stress: o face yoga pode incluir técnicas de respiração e relaxamento yoga nidra que podem ajudar a reduzir o stress e a promover uma sensação geral de bem-estar.

Yoga facial antes e depois

Segundo o website health.com, o face yoga, ou movimentos específicos direcionados aos músculos faciais, é uma tendência moderna nas redes sociais. Os adeptos alegam que pode mudar o formato do rosto ou fazer parecer mais jovem. Contudo, existem poucos estudos sobre o yoga facial, mas algumas pesquisas mostram que essa prática pode trazer modestos benefícios. E o health.com acrescenta que o yoga facial pode ser uma opção de baixo risco para pessoas que não se sentem confortáveis com o uso de injetáveis ou cirurgia estética. A verdade é que os resultados podem ser muito menos percetíveis.

Yoga para o rosto

O face yoga geralmente inclui uma variedade de exercícios faciais, massagens e técnicas de respiração que visam melhorar a circulação sanguínea, aumentar a flexibilidade dos músculos faciais e reduzir a tensão. Além disso, o yoga facial pode ajudar a relaxar os músculos faciais, o que pode hipoteticamente poderá  reduzir a aparência de rugas e linhas finas ao longo do tempo.

Por conseguinte, os exercícios de yoga para o rosto podem incluir movimentos como levantar as sobrancelhas, apertar e relaxar os músculos faciais, simular beijos e fazer caretas. Aliás, esses exercícios são muitas vezes combinados com técnicas de respiração profunda e relaxamento para promover uma sensação geral de bem-estar.

Conclusão

As massagens faciais existiam nas tradições terapêuticas da antiga Índia, como o Ayurveda. No entanto, essas práticas nunca se chamaram yoga.

A palavra yoga é por vezes culturalmente apropriada e utilizada para promover novos conceitos e ideias capitalistas
0
Concordas com esta ideia? x
. Assim, na nossa modesta opinião, misturar massagens e estética facial com yoga é uma estratégia comercial (semelhante ao yoga com cães, gatos e cabras). No yoga facial omite-se qualquer referência a estados da consciência e à gestão dos conteúdos mentais. Por conseguinte, é preciso ter algum cuidado quando se relaciona o termo yoga com o yoga facial.

5 1 Votar
Pontuação do Artigo
Subscrever
Receber notificações

2 Comentários
Novo
Antigo Mais votado
Opiniões no texto
Ver todos os comentários
2
0
Quero escrever comentáriox
Scroll to Top