Home > Yoga para Crianças: Saiba os Benefícios

Yoga para Crianças: Saiba os Benefícios

Yoga Para Crianças | Índice Geral

Existem muitas abordagens e definições do yoga para crianças. Este texto enfatiza o aspeto lúdico que o yoga pode proporcionar no dia a dia das crianças, entre os 6 e os 14 anos. Além disso, referimos os benefícios e técnicas de relaxamento do yoga para crianças, e um possível plano para a aula de yoga crianças. Nós explicamos o tema dos jogos e das diferentes atividades de yoga, bem como envolver as crianças nas posturas de yoga. No final, encontrará 5 dicas para o seu filho despertar o interesse pelo yoga e o yoga em família.

menina a praticar yoga para crianças

Conheça os benefícios do yoga nas crianças para que os seus filhos possam ocupar os tempos livres de forma relaxante e divertida

Descubra os benefícios transformadores do yoga para crianças, uma atividade que preenche os momentos livres com serenidade e alegria. Aliás, o yoga oferece uma maneira divertida e relaxante para os pequenos explorarem a mente e corpo. Enfim, entenda como o yoga pode ajudar os seus filhos a tornarem-se mais calmos e centrados. Envolva os seus filhos em atividades que promovam o bem-estar e o equilíbrio emocional. Além disso, saiba como ensinar yoga para crianças porque é uma opção saudável para ocupar o tempo livre das crianças. Proporcione aos seus filhos uma experiência rica através do yoga, incentivando o desenvolvimento físico e mental de forma harmoniosa.

  • Sobre os benefícios do yoga para crianças

Os benefícios do yoga para crianças incidem sobre a coordenação motora, o fortalecimento de músculos e ossos, o aumento da consciência corporal. Ademais, o yoga aumenta a concentração, a aceitação do corpo, entre outros benefícios.

Coordenação motora

Sobre os benefícios do yoga para crianças, sabemos que promove o desenvolvimento da coordenação motora através do aumento da consciência corporal, do fortalecimento muscular e da melhoria do equilíbrio e da flexibilidade. Assim, as posturas e os movimentos do yoga desafiam e aprimoram as habilidades motoras das crianças, ajudando-as a desenvolverem maior controlo e precisão nos movimentos.

Além disso, as técnicas de respiração e atenção plena ensinadas no yoga contribuem para melhorar o foco e a concentração
0
Isto é espetacular na altura dos exames, não achas? x
, aspectos que são essenciais para uma coordenação motora mais eficaz.

A prática do yoga para crianças fortalece os músculos e os ossos

Posturas de resistência: algumas posições, como por exemplo, a postura do guerreiro, a prancha e a árvore, envolvem sobretudo a utilização de diferentes grupos musculares. Com efeito, isto contribui para o fortalecimento muscular em todo o corpo.
O peso do próprio corpo: muitas posturas de yoga requerem que as crianças suportem o peso do próprio corpo. Aliás, isso fortalece os músculos, incluindo os das pernas, dos braços, do abdómen e das costas.
Estimulação óssea: as posturas que envolvem sustentação de peso, como a postura do cão que olha para baixo e a postura da ponte. Assim, há estimulação dos ossos, ajudando a fortalecer o esqueleto e a prevenir a perda óssea.
Aumento da densidade óssea: a prática regular de yoga para crianças pode ajudar a aumentar a densidade óssea, especialmente nas crianças em fase de crescimento. Enfim, isto contribui para ossos mais saudáveis no longo prazo.

Aumento da consciência corporal, respeito dos limites e ênfase na atenção plena

Ensinar yoga para crianças, no dia a dia, envolve promover a atenção aos sinais do próprio corpo durante a prática, ajudando-as a reconhecer e a respeitar os seus limites físicos e emocionais. No entanto, há uma exploração suave dos movimentos: as posturas de yoga são projetadas para incentivar a exploração suave dos movimentos do corpo. No entanto, isto permite que as crianças identifiquem as áreas de tensão, flexibilidade e força.
Além disso, encoraja-se a autodescoberta: o yoga incentiva as crianças a explorarem os seus corpos de maneira gentil e compassiva. Assim, promove-se uma ligação mais profunda com as sensações físicas e emocionais.
Incentivo à moderação: os professores de yoga ensinam as crianças a praticarem com moderação, incentivando-as a respeitar os seus próprios limites. Não se deve, portanto, forçar os corpos além do que é confortável e seguro.

  • Aceitação do corpo

A prática para crianças enfatiza a aceitação do corpo como ele é, sem julgamentos nem comparações. Assim, promove-se uma atitude de respeito e gratidão pelo próprio corpo.

Outros benefícios do yoga para crianças

Além disso, o yoga:

  • Ensina as crianças levarem o seu “paraíso interno” para todos os lugares
  • Fortalece a mente e ensina a ver lado positivo da vida
  • Desperta na criança o interesse em cuidar dos outros
  • Ensina a fazer auto-análise e a ter auto-controlo
  • Ensina a importância de viver no momento presente
  • Desenvolve a criatividade e a imaginação
  • A prática regular de yoga ensina a aquietar os pensamentos
  • Ensina a arte de conviver com os outros
  • Ajuda a manter a calma, especialmente com as técnicas de relaxamento.

Plano de aula de yoga infantil

Um plano de aula de yoga infantil deve ser divertido, interativo e adaptado à idade e às necessidades das crianças. Assim, deixamos um exemplo simples de um plano de aula de yoga para crianças.

Objetivo: introduzir as crianças ao yoga, promover o movimento consciente, a flexibilidade e a conexão entre a mente e o corpo de forma lúdica e envolvente.

Duração: entre 30 e 45 minutos.

  • Estrutura da aula de yoga para crianças

Boas-vindas e aquecimento (5 minutos): cumprimentar as crianças com um sorriso. Ainda assim, faça uma breve atividade física de aquecimento, como a respiração consciente ou alguns movimentos suaves de aquecimento.

  • Posturas de yoga (15 minutos)

Apresente posturas simples do yoga de forma criativa e lúdica: o cão com o focinho para baixo, a árvore e o gato-vaca. Contudo, incentive as crianças a imitar os animais ou objetos relacionados com as posturas para tornar a prática mais divertida.

Jogos e atividades de yoga infantil (15 minutos)

Também pode incorporar jogos e atividades que envolvam movimento, equilíbrio e flexibilidade, como “seguir o líder” com posturas. Similarmente, pode usar histórias de aventuras que incluam posturas ou jogos de yoga em grupo. Incentive a criatividade e a imaginação das crianças durante essas atividades.

  • Relaxamento e visualização (5 minutos)

Conduza as crianças a uma breve sessão com técnicas de relaxamento e visualização, incentivando-as a fechar os olhos e imaginar um lugar tranquilo e seguro. Além disso, utilize técnicas simples de respiração e relaxamento, como a respiração profunda e o relaxamento progressivo dos músculos.

  • Encerramento (5 minutos)

Agradeça às crianças nas aulas de yoga pela participação e pela energia positiva durante a aula. Crie, a princípio, um momento de comunidade, onde as crianças possam partilhar sucintamente as suas experiências e sentimentos sobre a prática.

Posturas de yoga para crianças, dicas, passos e instruções para a respiração

Existem várias posturas para crianças, cada uma com as suas características divertidas. Assim, aqui ficam algumas posturas de yoga populares para as crianças, incluindo dicas, passos e instruções básicas para a respiração.

  • Postura da árvore

Coloque-se de pé com os pés juntos e os braços estendidos ao lado do corpo. Depois, levante o pé direito e coloque a sola no interior da coxa esquerda ou na canela, evitando a zona do joelho. Junte as palmas das mãos em frente ao peito ou eleve os braços acima da cabeça, formando assim uma árvore.

Dicas: encoraje os miúdos a manterem o foco num ponto fixo para ajudar no equilíbrio. Elas podem, por exemplo, imaginar que são árvores que balançam suavemente com o vento.

Respire profundamente pelo nariz enquanto mantém a postura. Encoraje as crianças a inspirarem enquanto elevam os braços e a expirarem enquanto os baixam.

  • Postura do gato-vaca

Coloque as mãos e os joelhos no chão, alinhados com os ombros e as ancas. Inspire e arqueie a coluna, levantando a cabeça e as ancas ao olhar para cima (vaca). Expire e arredonde as costas, trazendo o queixo em direção ao peito (gato). Além disso, incentive as crianças a imitar os sons dos animais (“muu” para a vaca e “miau” para o gato).

Durante a aula inspire profundamente enquanto arredonda as costas para a vaca. Expire completamente enquanto arredonda a coluna para o gato.

  • Postura da cobra

Deite-se com as palmas das mãos no chão, debaixo dos ombros. Empurre o chão e eleve o peito, mantendo as ancas no chão. Dessa forma, olhe para frente, mas relaxe o pescoço. Encoraje sobretudo as crianças a imaginar que são cobras a prepararem-se para o movimento.

Instruções para a respiração

Inspire enquanto eleva o peito e a cabeça. Expire enquanto retorna lentamente à posição inicial.
Instruções básicas para a respiração: incentive as crianças a respirarem profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões e expandindo o peito. Ademais, ensine a respiração consciente, incentivando-as a notar as sensações da respiração nos seus corpos. Além disso, encoraje a respiração lenta e controlada e enfatize a importância da respiração para acalmar a mente e relaxar o corpo.

Como envolver os miúdos nas posturas para crianças

Yoga com crianças é, sobretudo, envolver os miúdos nas posturas para uma experiência divertida e criativa. Assim, indicamos algumas maneiras de fazer isso.

  • Histórias e temas

Podemos fazer ou criar histórias envolventes que incorporem as posturas de yoga. Por exemplo, você pode narrar uma aventura na selva onde as crianças se transformam em animais através das posturas. Utilize, contudo, temas que interessem às crianças, como super-heróis, contos de fadas ou viagens pelo espaço, e incorpore sobretudo posturas relacionadas com esses temas.

Jogos e desafios de yoga para crianças

Crie jogos que envolvam movimentos de yoga, onde, por exemplo, você dá comandos de posturas de yoga para as crianças imitarem. Assim, podemos fazer desafios de equilíbrio, flexibilidade ou resistência com posturas de yoga. Além disso, também pode premiar as crianças com adesivos ou selos e elogios pelas suas conquistas.

  • Música e dança

Utilize música suave e cativante durante a prática de yoga para criar um ambiente divertido e relaxante. Poderá, similarmente, ensinar yoga para crianças e incorpor movimentos suaves e fluidos de dança, entre as posturas de yoga. Assim, a prática fica mais dinâmica e revigorante.

  • Criatividade e expressão

Encoraje as crianças a expressarem a criatividade durante a prática de yoga, permitindo que inventem as suas próprias variações das posturas. Além disso, incentive a imaginação, deixando que as crianças façam sons de animais ou representem objetos relacionados com as posturas, como árvores, flores ou montanhas.

Parcerias e trabalho em equipa no yoga para crianças

Semelhantemente, poderá encontrar a colaboração e o trabalho em equipa. Isso incentiva as crianças a praticarem posturas de yoga em pares ou em grupos. Assim, realize no dia a dia atividades que exijam cooperação e comunicação entre as crianças, como posturas de yoga em dupla ou pequenas coreografias em grupo.

  • Recompensas e reconhecimento

Contudo, o que podemos fazer é celebrar o progresso e a participação das crianças com elogios, adesivos, selos ou pequenas recompensas simbólicas no final de cada aula. Assim, vai criar um ambiente de apoio, onde as crianças se sintam incluídas e encorajadas em participar.

5 dicas para ensinar yoga para crianças

Estas são as cinco dicas principais para ajudar a sua filha a despertar o interesse pelo yoga. Você ficará melhor preparado depois de participar na nossa formação profissional: o curso de instrutores de yoga.

  • Torne o yoga para crianças divertida

Introduza o yoga de forma lúdica e divertida, transformando as posturas em jogos e atividades criativas que despertam a imaginação da criança. Ao mesmo tempo, utilize histórias, músicas e temas que sejam do interesse da criança para tornar a experiência mais envolvente.

  • Seja o exemplo no yoga para crianças

Pratique yoga regularmente e demonstre entusiasmo e interesse pela prática na presença do seu filho. Frequentemente, as crianças imitam o comportamento dos adultos. Assim, ao mostrar que você valoriza o yoga, é muito provável que elas também se interessem.

  • Incentive a participação

Convide a sua filha para participar nas aulas de yoga em família ou nas aulas específicas com outras crianças. Além disso, dê-lhes a oportunidade de escolher posturas ou temas que acham interessantes e envolventes.

  • Explique os benefícios

Deixe claro os benefícios do yoga, como o aumento da flexibilidade e do equilíbrio, a maior concentração e o relaxamento mais profundo. Contudo, explique como o yoga pode ajudá-lo a sentir-se mais calmo, confiante e feliz.

  • Crie um ambiente propício

Estabeleça um espaço tranquilo e inclusivo para a prática do yoga em casa, com tapetes coloridos, almofadas confortáveis, e talvez velas ou música relaxante. Certifique-se, contudo, de que a criança se sinta confortável e segura durante toda a prática. Não se esqueça de aplicar as técnicas de relaxamento.

10 minutos de yoga em família

Praticar 10 minutos de yoga em família pode trazer benefícios para todos os membros envolvidos.

  • Ligação familiar

O yoga em família cria um tempo especial dedicado à ligação e ao vínculo entre os membros da família, permitindo que partilhem uma experiência significativa em conjunto.

  • Estímulo à comunicação e interatividade

Durante a prática de yoga em família, os membros são incentivados comunicarem e a apoiarem-se mutuamente. Assim, promove-se um ambiente de cooperação e respeito dentro do lar. Contudo, dedicar apenas 10 minutos por dia à prática de yoga em família pode trazer uma variedade de benefícios físicos, mentais, emocionais e relacionais para todos. Além disso, promove-se o bem-estar e a harmonia no ambiente familiar.

Histórias de yoga para crianças

Existem muitas histórias de yoga infantil nos livros de yoga para crianças que são encantadoras e educativas. Além disso, as histórias podem cativar a imaginação das crianças enquanto as envolvem na prática do yoga. Em suma, estas são algumas das histórias mais conhecidas, mas inegavelmente existem muitas mais.

  •  “Good Night Yoga: A Pose-by-Pose Bedtime Story”, de Mariam Gates

Esta história noturna conduz as crianças numa série suave de posturas de yoga, ajudando-as a relaxar e a prepararem-se para dormir.

  • “The ABCs of Yoga for Kids”, de Teresa Anne Power

Este livro combina posturas de yoga com o alfabeto, ajudando as crianças a aprenderem o abecedário enquanto praticam yoga.

“I Am Yoga”, de Susan Verde

Esta história celebra a criatividade, a autoexpressão e o poder do yoga para ajudar as crianças a conectarem-se com os seus mundos interiores.

  • “Rachel’s Day in the Garden: A Kids Yoga Spring Colors Book”, de Giselle Shardlow

Nesta história, as crianças são guiadas através de uma série de posturas de yoga inspiradas na natureza enquanto exploram um jardim cheio de cores vibrantes.

  • “Moody Cow Meditates”, de Kerry Lee MacLean

Este livro narra a jornada de Peter, um menino com dificuldades de controlo emocional, que descobre os benefícios da meditação e do yoga para acalmar a mente e o corpo.

  • “You Are a Lion! And Other Fun Yoga Poses”, de Taeeun Yoo

Este livro apresenta uma variedade de posturas de yoga divertidas e fáceis de seguir, que são ilustradas de forma cativante e colorida.

  • “The Grateful Giraffe: A Kids Yoga Feelings Book”, de Giselle Shardlow

Nesta história, as crianças exploram uma variedade de emoções através de posturas de yoga, aprendendo a expressar e a lidar com os seus sentimentos de maneira saudável.

5 2 Votos
Pontuação do Artigo
Subscrever
Receber notificações

0 Comentários
Opiniões no texto
Ver todos os comentários
0
Quero escrever comentáriox
Scroll to Top