Home > Reiki: História, Princípios e Técnicas

Reiki: História, Princípios e Técnicas

O Reiki é uma prática de saúde que tem ganho adeptos nos últimos anos. Embora seja frequentemente associado à espiritualidade e ao mundo holístico, não está associado a uma religião em específico. Além disso, pode ser usada e praticada por pessoas de todos os credos e culturas.

Os seus benefícios para a saúde são significativos, especialmente na redução do stresse e na cura física e emocional. No entanto, já quase todos nós ouvimos falar sobre esta terapia, mas o que isso afinal? Como funciona? A pensar nessas questões, escrevemos este post. Continue a ler para aprender tudo sobre ele.

Índice do conteúdo

O que é Reiki?

Mais do que uma terapia alternativa, é sobretudo uma prática holística que trabalha com o espiritual e o imaterial. Recorre à energia do universo para sustentar os seus resultados.

O Reiki foi criado por Mikao Usui, no Japão, no início do século XX. Conta a história que, durante um retiro espiritual no Monte Kurama, em 1922, Usui recebeu uma revelação espiritual. Nessa revelação, aprendeu o poder espiritual desta prática.

Na realidade, contudo, Usui era um monge budista com conhecimentos diversos sobre técnicas budistas. Em jovem, estudou Kiko, uma arte original da China (Chi Kung) que procurava melhorar a saúde através da meditação, respiração e movimento. Usui estava no templo budista de Tendai, no Monte Kurama, a estudar Kiko, quando decidiu fundir conhecimentos e criar o Reiki.

Ao Kiko, Usei decidiu adicionar conhecimentos de medicina, psicologia, religião e espiritualidade. Assi, viajou por todo o Japão, China e até a Europa em busca desses conhecimentos. No processo, juntou-se aos Rei Jyutu Ka, um grupo espiritual onde a sua formação mística foi reforçada.

Desenvolvimento no Japão

Mikao mudou-se para Tóquio e fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai (Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica do Usui). Lá, portanto, continuou a tratar pessoas usando os seus conhecimentos. Mikao faleceu em 1926, deixando um legado que seria continuado pelos seus alunos.

 

Contudo, ele ensinou a sua técnica a mais de dois mil alunos durante a sua vida e 16 destes chegaram ao terceiro nível de mestre. Chujiro Hayashi, um oficial da marinha japonesa que foi seu aluno, juntou os seus conhecimentos médicos à prática. Iniciou Hawayo Takata na prática, que, décadas depois, foi a grande responsável pela disseminação do Reiki no Ocidente. Por outro lado, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Japão ficou isolado do resto do mundo. O conhecimento sobre o Reiki parecia ter sido perdido. Até que Hawayo Takata mudou a corrente.

Chegada do Reiki ao Ocidente

Hawayo Takata levou a técnica para os Estados Unidos em 1937. Havaiana de ascendência japonesa, também foi conhecida como professora grande mestre. Além disso, numa tentativa de o tornar mais apelativo no Ocidente, Hawayo alterou a história do Reiki. Contudo, em vez do Budismo, disse que a sua origem estava no Cristianismo. Afirmou que Usui fora inspirado pela história de Jesus Cristo, que conseguia curar com as próprias mãos. A partir daí, o Reiki tornou-se uma prática comum pelo mundo todo. Desta forma, a prática de cura energética transcendeu fronteiras e transformou-se em algo universal.

Fundamentos e Princípios

No entanto, o Reiki assenta na ideia de que existe uma “energia vital universal”, que flui através de todas as coisas vivas. Os praticantes canalizam, sobretudo, essa energia através das suas mãos, promovendo dessa forma a cura e o bem-estar dos pacientes.

Os 5 Princípios do Reiki

Os seus fundamentos e princípios essenciais são a base de todo o conhecimento e prática desta terapia. Assim, são 5 princípios, e pretendem permear todo o conhecimento e técnica que leva à cura. São eles:

  1. Apenas por hoje, não te aborrecerás.
  2. Apenas por hoje, não te irritarás.
  3. Honra os teus pais, os teus mestres e os teus superiores.
  4. Ganha o teu sustento honestamente.
  5. Mostra gratidão a todas as coisas vivas.

Mais do que uma imposição de mãos, o Reiki é acima de tudo uma ferramenta de autotransformação. Ele procura alcançar a paz espiritual, a saúde e a felicidade. Por conseguinte, estes 5 princípios são os pilares desse processo.

Natureza da Energia Vital

A energia vital, chamada “Rei” (energia universal) e “Ki” (energia vital) está na base do Reiki. Além disso, os praticantes acreditam que esta energia pode ser canalizada para promover a cura e o bem-estar. Tanto das outras pessoas, quanto de si próprios. Essa energia vital chama-se prana na Índia. 

 

Por outro lado, a energia vital cura não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito das pessoas. Acredita-se, no entanto, que até os animais, plantas e o ambiente podem beneficiar desta prática. Quando a energia vital flui livremente, os seus recetores beneficiam do seu poder. No entanto, quando existem bloqueios ou desequilíbrios nessa energia, porém, o individuo sofre com problemas emocionais, físicos e espirituais. Assim, o que a terapia sobretudo faz é corrigir esses bloqueios e permitir o fluxo de energia.

Técnicas do Reiki

O Reiki funciona através das mãos do praticamente. Como as mãos são colocadas sobre o corpo do recetor é isso que permite o fluxo da energia. Assim, a técnica pode ser usado como um complemento à medicina moderna, mas nunca como substituto. O seu foco é a promoção do bem-estar e a cura espiritual, e não a cura de doenças. Pode ser uma ferramenta valiosa para acelerar a recuperação e lidar com efeitos secundários. Além disso, o Reiki canaliza a energia do próprio universo, pelo que não há desgaste energético por parte do praticante.

Símbolos do Reiki

Os símbolos do Reiki são emblemas sagrados dentro da prática de Mikao Usui. Cada símbolo tem sobretudo um significado e um propósito e auxiliam no processo de tratamento.

Os símbolos:

  • “Cho Ku Rei”, que visa aumentar o poder do Reiki;
  • “Sei Hei Ki”, para curar problemas emocionais e mentais;
  • “Hon Sha Ze Sho Nen”, para cura à distância e conexão com o passado e o futuro;
  • “Dai Ko Myo” para elevar a energia Reiki;
  • “Raku”, que complementa as sessões de tratamento.
simbolos do reiki

Como Funciona o Reiki?

O Reiki funciona através da canalização da energia vital que já existe no universo.  No entanto, o processo de canalização do Reiki é complexo e exige grande poder de concentração. Assim, são vários os passos até à canalização de Energia Universal.

 

Para começar, o mestre abre o canal energético do recetor e prepara os centros energéticos para a receção da energia. No processo, também prepara os seus canais para o envio de energia. Depois, o mestre usa o toque e a imposição de mãos para canalizar a energia de si e do universo para o recetor. Durante este processo, o mestre pode usar símbolos e recitar mantras para potencializar o poder energético. Além disso, quando bem-feito, este processo revitaliza a energia vital do recetor. Também limpa energias negativas que possam estar “agarradas” a ele.

Benefícios do Reiki

Os benefícios do Reiki são diversos e abrangem tanto o bem-estar físico quanto o emocional das pessoas. Alguns dos benefícios do incluem:

 

  • Redução do stresse e da ansiedade
  • Alívio da dor
  • Melhora da qualidade do sono
  • Fortalecimento do sistema imunitário
  • Aceleração da cura de feridas e doenças
  • Promoção do bem-estar geral
  • Melhora do humor

Estes benefícios são experimentados por pessoas de diferentes idades, origens e condições específicas. Além disso, o Reiki é uma terapia complementar segura e eficaz, sem efeitos colaterais. E pode ser aplicada em conjunto com outras técnicas terapêuticas.

reiki mãos de energia

Reiki e Equilíbrio Emocional

Por conseguinte, o Reiki também pode ajudar no equilíbrio emocional. Ao libertar bloqueios energéticos, permite que as emoções fluam de maneira mais saudável. Com uma consciência emocional mais saudável, a pessoa consegue gerir melhor as suas emoções e o stresse.

 

Além disso, ao atuar nos centros energéticos do corpo, conhecidos como chakras, ajuda a realinhar e harmonizar a energia. Desta forma, promove o relaxamento, a clareza emocional e o bem-estar geral. Além disso, o pode auxiliar na libertação de emoções reprimidas e no alívio de traumas emocionais. Isto promove um estado de equilíbrio e serenidade.

Prática do Reiki

A terapia costuma ser praticada através de sessões, entre 30 minutos a 1h, que podem ser presenciais ou à distância.

Sessões de Reiki

Antes da primeira sessão, o paciente fornece informações, normalmente por escrito, sobre os seus problemas e objetivos. Isto irá permitir ao terapeuta focar-se nos pontos certos e canalizar a energia vital de forma direcionada.

Durante uma sessão, o recetor deita-se numa maca, vestido. De seguida, o terapeuta posiciona as suas mãos em pontos estratégicos do corpo, de modo que a energia universal possa fluir e curar. No entanto, as mãos não precisam de tocar o corpo físico; a energia flui naturalmente até 10 a 50cm de distância. O recetor pode sentir sensações de calor, formigueiro ou apenas relaxamento durante a sessão.

Reiki à Distância

Contudo, a distância não é uma barreira para a prática. Trabalhando com o metafísico, é possível “enviar” a energia mesmo que o praticante e o recetor não estejam no mesmo espaço físico. O Reiki à distância chama-se Enkaku Chiryo e foi desenvolvida pela Mestre Hawayo Takata, como forma de alcançar mais pessoas. Para funcionar, o praticante e o recetor precisam de estar sintonizados. O praticante visualiza o fluxo de energia a mover-se para o recetor, focando-se na intenção. Além disso, é uma técnica que pode ser útil em longas distâncias ou em situações de emergências.

Cursos de Reiki

O Reiki é ensinado em níveis, com cada curso adicionando mais conhecimento e habilidades. Após completar os cursos de Reiki I e II, alguns praticantes escolhem seguir o caminho da mestria, tornando-se mestres/professores. Os Mestres têm um conhecimento e um treino mais profundos e poderosos, que lhes permitem ensinar outros praticantes. Para se tornar um Mestre, é necessário passar por um processo de aprendizagem e iniciação conduzido por um Mestre experiente. Geralmente, o caminho para se tornar um Mestre envolve os seguintes passos:

  1. Iniciação nos níveis anteriores. Antes de se tornar um Mestre, é essencial ter completado os cursos de Reiki anteriores, como Reiki I, Reiki II e Reiki III.
  2. Treino específico: o futuro Mestre de Reiki recebe treino sobre como sintonizar outras pessoas no Reiki, e aprende a transmitir os conhecimentos e as práticas.
  3. Prática e experiência: é fundamental ter uma prática consistente e acumular experiência na aplicação da técnica, tanto em si próprio como noutras pessoas.
  4. Conexão com a energia do Reiki: durante o processo de iniciação, o indivíduo sintoniza-se com a energia de uma forma mais profunda. Isto permite que ele se torne um canal mais eficaz na transmissão desta energia.
  5. Responsabilidade e ética: um Mestre deve estar comprometido com a prática ética, respeitando os princípios e valores desta terapia energética.
  6. Capacidade de ensinar. a pessoa estará apta a iniciar e ensinar novos praticantes, transmitindo os conhecimentos e técnicas necessárias para que eles também se tornem terapeutas.

O caminho para a mestria no Reiki é longo e complexo, mas altamente gratificante. Um Mestre não só domina o Reiki, como também domina o autocontrole, as suas próprias emoções e a energia à sua volta. A mestria no Reiki vai-lhe permitir ajudar outras pessoas a alcançar esses mesmos controlos na própria vida.

Conclusão

O Reiki é uma terapia alternativa, holística, que trabalha com o mundo metafísico e espiritual. É necessária fé e perseverança para obter resultados. Mas é também uma técnica de profunda introspeção, alinhada a princípios budistas de paz e de conexão com o universo. Como complemento a outras formas de terapia e medicina, o Reiki pode ser o segredo para uma melhor saúde e vida mais feliz.

Escrito por Rafaela Silva

Formadora, Mestre em Jornalismo, escritora e designer, e divide o seu tempo entre os livros e o Word.

0 0 Votos
Pontuação do Artigo
Subscrever
Receber notificações

0 Comentários
Novo
Antigo Mais votado
Opiniões no texto
Ver todos os comentários
0
Quero escrever comentáriox
Scroll to Top