Os mudras do yoga – gestos simbólicos ou mudrās do haṭhayoga

 

Este artigo refere alguns dos mudras do yoga ou gestos simbólicos, designadamente o significado e a origem da prática. Incluímos algumas imagens demonstrativas dos mudrās. Além disso, os mudras são técnicas utilizadas nas aulas de yoga  nos dias de hoje. E também são ensinados nos cursos de formação de yoga.

 

Definição e Origem 

 

O mudrā é uma das técnicas do haṭhayoga e refere-se a gestos feitos com diferentes partes do corpo para canalizar o fluxo de energia durante a prática. O yoga medieval acreditava que os mudrās estavam relacionados com a retenção e o encaminhamento de fluidos sexuais pelo canal ou nādī central, onde está a kuṇḍalinī. No entanto, atualmente eles são melhor compreendidos no contexto estético e energético do yoga físico.

 

Os mudras do yoga (mudrā) têm uma origem antiga: o próprio Buda praticou mudrās durante a meditação. Aliás, o propósito dos mudrās nas tradições heterodoxas do jainismo e do budismo são diferentes do objetivo medieval do tantra do Século VI d.C. e do haṭhayoga, a partir do Século XI d.C.

 

A palavra “mudrā” é derivada do sânscrito e pode significar “selo” ou “gesto”. Os mudrās do haṭhayoga são utilizados para direcionar e equilibrar o prāṅa, ou energia vital dentro do corpo. Também podem ser utilizados em conjunto com posturas, ou executados durante as técnicas de respiração e para amplificar estados meditativos.

 

O haṭhayoga acredita que cada mudra do yoga possui um efeito específico no corpo e na mente. Alguma literatura refere benefícios dessas práticas, como ajudar a estimular diferentes partes do cérebro, melhorar a concentração e acalmar a mente.

 

Contudo, não existe evidência científica que suporte os benefícios dos mudrā na saúde humana. Acresce que eles hoje podem ser compreendidos como elementos estéticos ou performativos, mas são sobretudo elementos energéticos nas práticas do haṭhayoga medieval. Os mudrās podem ser acompanhados da prática de posturas de yoga.

 

Existem diferentes mudrās no haṭhayoga. Esta tipologia inclui 5 categorias de mudra do yoga e alguns exemplos:

 

  • Hāsta (mãos) – jñāna, chin, kālī
  • Māna (cabeça) – nāsikāgra, khecarī
  • Kāya (posturais) – viparītakaraṇī, prāṇa, yoga
  • Bandha (contração) – mūla, uḍḍīyana, jālandhara, jīva
  • Ādhāra (perineais) – aśvinī e vajrolī