Não existe apenas uma única definição de yoga, mas várias. É uma imprecisão muito comum ensinar aulas de yoga e saber apenas um único significado da palavra. Para praticar yoga também é preciso saber como escolher uma escola ou instrutor de yoga.

Este artigo é uma introdução à definição de yoga e explora alguns dos significados e funções mais conhecidas do yoga. Contudo, esta curta introdução não inclui todas as definições e significados que encontramos na história do yoga, nem sequer como praticar as posturas de yoga. Para tal, incluímos no final deste texto a bibliografia recomendada.

O que é o yoga? A definição mais antiga de yoga surge no Kaṭha Upaniṣad, um texto escrito no Século III a.C., enquanto a sistematização mais antiga da prática de yoga aparece no Mokṣadharma, o 12º livro do Mahābhārata, cuja redação final terá ficado completa por volta do Século III d.C. [1].

O Ṛg Veda

No entanto, no texto do Ṛg Veda, um texto escrito por volta de 1.500 a.C., encontramos uma ideia sobre o que é o yoga. Aliás, o que o texto sugere não tem nada a ver com prática. Yoga significava a colocação de um jugo para juntar um animal de tração a um arado ou carruagem [2]. O jugo é uma peça de madeira que une os bois a uma junta [3].

Raiz Verbal na Definição de Yoga

A palavra yoga tem origem no sânscrito, na raiz verbal “yuj”, que pode significar conjugar, juntar ou jungir. As línguas europeias têm palavras com origem na mesma raiz verbal, como por exemplo, yoke no inglês, joug no francês e jugo no português [4].

A Antiguidade do Yoga: o que é o Yoga

A ideia popular de que o yoga tem 5.000 ou mais anos é baseada na crença de que o selo de Pāśupati, encontrado na localidade de Mohenjo-daro, parte da antiga civilização do Vale do Indo, é uma representação de um yogui. No entanto, o selo é datado de aproximadamente 2.000 a.C. e para a maioria da Academia contemporânea o selo não significa prática de yoga que, como já vimos, por altura do Ṛg Veja a palavra yoga não significava prática [5].

Definição de Yoga
0
O que é yoga para ti?x
– 5 exemplos

  • O yoga é um conjunto ou sistema de técnicas corpo-mente, que estão ancoradas no complexo da espiritualidade indiana.
  • A palavra yoga designa simultaneamente uma prática e o objetivo final da mesma. Tanto é yoga praticar no tapete, como o é o resultado final da prática.
  • Yoga significa um conjunto de textos [6].
  • Além disso, o yoga pode ser uma ideia ou um ideal preconizado por vários indivíduos e tradições (sampradāya). Quando o yoga foi conhecido no Ocidente, por exemplo, ele não incluía prática postural e era considerado uma filosofia de vida [7].
  • Por último, a palavra yoga é uma função da linguagem. Quando a palavra yoga surge num texto, ela tem uma representação linguística que remete o leitor para um determinado imaginário cultural [8].

Sugerimos a consulta de um dicionário online de sânscrito para verificar todas as definições do yoga, uma vez que a complexidade do tema extravasa a intenção deste artigo [9].

Notas

[1] (Mallinson & Singleton, 2017, pp. xv-xvi).

[2] (White, 2012, p. 3).

[3] https://dicionario.priberam.org/jugo

[4] (Feuerstein, 2001, p. 39).

[5] https://en.wikipedia.org/wiki/Pashupati_seal ; Sarbacker, 2021, pp. 40-43; Mallinson & Singleton, 2017, pp. xii-xxi ).

[6] (Sarbacker, 2021, pp. 34-35).

[7] (White, 2014).

[8] (Jain, 2015).

[9] https://www.sanskrit-lexicon.uni-koeln.de/scans/MWScan/2020/web/webtc/indexcaller.php

Bibliografia

Feuerstein, G. (2001[1998]). A Tradição do Yoga. Editora Pensamento.

Jain, Andrea (2015). Selling Yoga: From Counterculture to Pop Culture. Oxford University Press.

Mallinson, J. & Singleton, M. (2017). Roots of Yoga. Penguin Classics.

Sarbacker, Stuart R. (2021). Tracing the Path of Yoga. State of New York University Press.

White, David G. Ed. (2012). Yoga in Practice. Princeton University Press.

White, David G. (2014). The Yoga Sutra of Patanjali: A Biography. Princeton University Press.